10 Questões de Currículo

Currículo

Questões sobre Currículo

As questões de Currículo devem abordar concepções de aprendizagem, BNCC, teorias pedagógicas, dentre outros. Currículo é a construção social de determinados conhecimentos e práticas de ensino-aprendizagem que, produzidos em contextos históricos determinados, que procuram garantir aos educandos o direito à diversidade de conhecimentos e de cultura produzidos.

Questões de Concursos

Questão 01

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, os currículos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental devem ter base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e em cada estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e dos educandos, conforme disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

II. Os estabelecimentos municipais de ensino têm a incumbência de informar o pai e a mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e o rendimento dos alunos, de acordo com o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Marque a alternativa CORRETA:

A) As duas afirmativas são verdadeiras

B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa

C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa

D) As duas afirmativas são falsas.

Ano: 2020 Banca: ADM&TEC Órgão: Prefeitura de Gravatá – PE Prova: Professor – História

Questão 02

Nas várias áreas do currículo escolar existem, implícita ou explicitamente, ensinamentos a respeito dos temas transversais, isto é, todos educam em relação a questões sociais por meio de suas concepções e dos valores que veiculam nos conteúdos, no que elegem com critério de avaliação, na metodologia de trabalho que adotam, nas situações didáticas que propõem aos alunos. Indo além do que se refere à organização dos conteúdos, o trabalho com a proposta da transversalidade se define em torno de quatro pontos. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um destes pontos:

A) Os temas não constituem novas áreas, pressupondo um tratamento integrado nas diferentes áreas.

B) A proposta da transversalidade traz necessidade de a escola refletir e atuar conscientemente na educação de valores e atitudes em todas as áreas, garantindo que a perspectiva político-social se expresse no direcionamento do trabalho pedagógico.

C) Os temas transversais dividem aleatoriamente toda prática educativa que excetua relações entre os alunos, entre os professores, entre os professores e alunos e entre alguns grupos específicos da comunidade escolar.

D) A perspectiva transversal aponta uma transformação da prática pedagógica, pois rompe o confinamento da atuação dos professores as atividades pedagogicamente formalizadas e amplia a responsabilidade com a formação dos alunos.

E) A inclusão dos temas implica a necessidade de um trabalho sistemático e contínuo no decorrer de toda escolaridade, o que possibilitará um tratamento cada vez mais profundo das questões eleitas.

Ano: 2020 Banca: FAFIPA Órgão: Prefeitura de Arapongas – PR Prova: Professor – Educação Física

Questão 03

A construção e a elaboração de um quadro curricular implicam a compreensão do que é currículo. Nesse sentido, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Currículo é um conjunto de disciplinas, resultados de aprendizagem pretendidos.

II. Há pelo menos três tipos de manifestações: currículo formal, currículo real e currículo proposto.

III. O currículo real refere-se àquelas influências que afetam a aprendizagem dos alunos e o trabalho dos professores e são provenientes da experiência cultural, dos valores e significados trazidos de seu meio social.

IV. Compreende-se o currículo como um modo de seleção da cultura produzida pela sociedade, para a formação dos alunos.

V. Currículo é o conjunto de conteúdos cognitivos e simbólicos transmitidos nas práticas pedagógicas e nas situações de escolarização.

A) Apenas I, II e III.

B) Apenas II, III e IV.

C) Apenas I, IV e V.

D) Apenas II, IV e V.

E) Apenas III, IV e V.

Ano: 2020 Banca: INSTITUTO AOCP Órgão: Prefeitura de Novo Hamburgo – RS Prova: Secretário Escolar

Questão 04

Os estudos sobre currículo nasceram nos Estados Unidos, onde se desenvolveram duas tendências iniciais. Uma mais conservadora, que buscava igualar o sistema educacional ao sistema industrial. E outra, que se preocupava com a construção da democracia liberal e considerava relevante a experiência das crianças e jovens, revelando uma postura mais progressista. Na década de 1960 ocorreram grandes agitações e transformações. Nesse contexto omeçam as críticas àquelas concepções mais tradicionais e técnicas do currículo, e as teorias críticas do currículo efetuaram uma completa inversão nos fundamentos das teorias tradicionais. Entre os estudos pioneiros está a obra de Althusser. Sua teoria diz que “a escola contribui para a reprodução da sociedade capitalista ao transmitir, através das matérias escolares, as crenças que nos fazem vê-la como boa e desejável”. Já a escola capitalista, “enfatiza a aprendizagem, através da vivência das relações sociais da escola, das atitudes necessárias para se qualificar um bom trabalhador capitalista”.

Dentre as críticas aos tipos de currículo vigentes, Bourdieu e Passeron afirmavam que o currículo estava baseado:

A) na cultura dominante, o que fazia com que crianças das classes subalternas não dominassem os códigos exigidos pela escola.

B) na pedagogia tradicional e que deveria ser neutro e seu foco deveria estar voltado para uma escola que funcionasse de maneira hierarquizada.

C) no diálogo entre professores e alunos, que através de um código cultural, pudessem examinar de forma renovada os acontecimentos do cotidiano.

D) no vínculo que se estabelecia entre conhecimento, identidade e poder, mediado pelo professor que seria o coordenador desse processo.

E) num plano estruturado de ensino, incluindo objetivos ou resultados de aprendizagem a serem alcançados num determinado tempo.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Prova: Professor – Séries Iniciais

Questão 05

Para a Profª Sônia Barreira (Escola da Vila/SP), escola forte em conteúdo é aquela que expande a noção de conteúdo para além dos conceitos e fatos, e que entende que as escolhas na forma de ensinar não são neutras, elas têm impacto sobre o tipo e o grau de aprendizagem em curso. Quando uma escola baseia suas escolhas curriculares na tradição e nos livros didáticos pode passar a impressão de estabilidade e garantia de que essa escolha contempla melhor as necessidades atuais e futuras do aluno. Na prática, isso não acontece. Em um mundo em mutação intensa e constante, as decisões curriculares precisam ser dinâmicas e acompanhadas de profunda reflexão sobre os parâmetros que utiliza para seleção dos conteúdos a serem ensinados. A ordem em que os conteúdos aparecem no currículo da escola revela os valores do projeto pedagógico. E os métodos não são apenas formas distintas para se ensinar o mesmo.

Para o ensino:

A) método é o mesmo que metodologia.

B) todos os caminhos levam ao mesmo fim.

C) a forma também é conteúdo.

D) a memorização é aprendizado.

E) a repetição aprofunda a aprendizagem.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Prova: Professor

Questão 06

Um currículo construído na perspectiva da Educação Integral precisa dar respostas teóricas e práticas para o por quê, o quê, onde, quando e como ensinar e avaliar aprendizagens. Mas não só: estas precisam estar contextualizadas, oferecendo oportunidades para que os alunos se desenvolvam integralmente. O currículo da Educação Integral tem por objetivo garantir a construção de sentido e significado das aprendizagens para os estudantes. Este currículo deve ser capaz de articular três elementos: a visão de desenvolvimento integral como objetivo das aprendizagens, o uso de metodologias mais ativas para manter o interesse e a curiosidade dos estudantes, e:

A) o reconhecimento de identidades para contextualizar as aprendizagens.

B) o desafio de aprender, compartilhado com toda a comunidade escolar.

C) a estruturação do movimento da não-violência e da cultura de paz.

D) a ampliação de habilidades e competências necessárias ao futuro.

E) o envolvimento com projetos em parcerias, do tipo gestão de conflitos.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Prova: Professor

Questão 07

Avançar na compreensão de currículo como categoria técnica e instrumental (derivada da concepção cartesiana) ou como uma categoria puramente sociológica (derivada, sobretudo, da concepção crítica) constitui um dos principais desafios que se apresentam no campo da educação. A releitura dos conceitos de tempo e espaço da escola passa pela necessária releitura dessas concepções de currículo.

As discussões que estão em curso, e que incluem novas questões ao tema do currículo, estão auxiliando essa necessária atualização conceitual. São elas:

A) infância, adolescência, historicidade e inteligência artificial.

B) religião, liberdade de expressão, sustentabilidade e leis.

C) tecnologia, mudança de paradigma, inovação e criatividade.

D) cultura, gênero, diversidade e identidades.

E) discurso de ódio, robótica, fake News e gamificação.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Prova: Professor

Questão 08

“Conforme Mantoan, uma escola de qualidade desenvolve um projeto pedagógico centrado no aluno como estratégia de permanência e sucesso na escola assegurando aprendizagem a todos os alunos. Este deve ser o objetivo primordial de uma instituição escolar: garantir a aprendizagem a todos os alunos. Entretanto, sabe-se que este é um direito que não vem sendo garantido. A escola tem se tornado, cada vez mais, produtora do fracasso escolar e pior, atribuindo aos próprios alunos a culpa pelo seu fracasso. Ceccon explica que “na verdade, a escola produz muito mais fracassos do que sucessos, trata alguns alunos melhor do que outros, e convence os que fracassam de que fracassam, porque são inferiores”. Não se pode atribuir a culpa do fracasso escolar ao aluno ou às condições adversas que porventura ele enfrente. É preciso ter em mente que os alunos são diferentes, que não se pode esperar o mesmo desempenho de todos os alunos, nem tampouco que se interessem pelas mesmas coisas ou que aprendam no mesmo ritmo.” (www.imprensaoficial.com.br )

Quando for superado o desejo de uniformidade, reconhecendo não só a existência, mas o valor da diversidade, será possível garantir:

A) um sistema classificatório.

B) um ensino de qualidade.

C) uma escola bem estruturada.

D) uma gestão fundamentada.

E) uma educação para todos.

Ano: 2020 Banca: IBADE Órgão: Prefeitura de Vila Velha – ES Prova: Professor

Questão 09

Pode-se corretamente considerar como desenvolvimento escolar no requisito “currículo organizado e articulado” a seguinte característica pedagógica:

A) O diretor e os professores tomam decisões conjuntas relativas ao horário escolar, aos livros-texto e demais recursos utilizados.

B) O Currículo Escolar é discutido e definido por toda a equipe escolar, com validação do Colegiado ou Conselho.

C) Os professores sabem qual o conteúdo a ser trabalhado em cada série ou ciclo e em cada disciplina.

D) Os processos críticos da escola são gerenciados com auxílio de indicadores de desempenho com vistas à realização de melhorias.

Ano: 2020 Banca: GUALIMP Órgão: Prefeitura de Areal – RJ Prova: Professor de Ensino Fundamental

Questão 10

Mariana matriculou sua filha, que tem deficiência múltipla, em uma escola da rede municipal, porém ela está muito apreensiva sobre como será a organização das atividades escolares para sua filha. De acordo com Mantoan (2010), poderia ser respondido para essa mãe que, para a aprendizagem e o sucesso dos alunos, é essencial que se adotem

A) métodos específicos e currículos adaptados para que a aluna tenha atendimento em classe especial.

B) práticas escolares acolhedoras e inclusivas, independentemente do nível de desempenho a que seja capaz de chegar.

C) tecnologia assistiva e comunicação alternativa nas atividades realizadas nos agrupamentos de alunos com deficiência.

D) intérprete de Libras e material adaptado para que tenha acesso ao currículo e atinja os objetivos definidos para os demais alunos.

E) alinhamento curricular e acesso aos diferentes espaços escolares com profissional de apoio.

Ano: 2020 Banca: VUNESP Órgão: Prefeitura de Cananéia – SP Prova: Professor – Educação Especial

 GABARITO:

  1. A
  2. C
  3. C
  4. A
  5. C
  6. A
  7. D
  8. E
  9. C
  10. B

Quer mais questões de Concursos sobre outros temas, clique aqui

Currículo

One comment

Sua opinião é muito importante