Henri Wallon e o Desenvolvimento Infantil

Henri Wallon
Henri Wallon

Henri Wallon define que desenvolvimento é o processo ao passo que o indivíduo emerge de um estado de imersão social em que não se distingue do meio para um estado em que pode distinguir seus próprios motivos dos oriundos do ambiente.

Deste modo, desenvolver-se torna-se-ia sinônimo de identificar-se em oposição ao mundo exterior.

O desenvolvimento ocorreria nesse sentido por uma sucessão de estágios, à maneira da teoria de Piaget, mas através de um processo assistemático e contínuo, da mesma forma em que a criança oscila entre a afetividade e a inteligência. Dessa forma o desenvolvimento é movido por conflitos, dialeticamente, de maneira análoga à combinação de acomodação, assimilação e equilíbrio na teoria piagetiana.

Entretanto, ao contrário de Piaget, Wallon acreditava que o processo não é tão bem delimitado, mas ainda mais constante, podendo haver, inclusive, regressão: as aquisições de um estágio são irreversíveis, mas o indivíduo pode retornar a atividades anteriores ao estágio.

Um estágio neste sentido não suprime os comportamentos anteriores, mas por outro lado sim os integra, resultando-os que é a acumulação das partes.

Behaviorismo

A principio a teoria de Wallon confronta-se com o Behaviorismo neste ponto. Enquanto um comportamentalista acredita que a aprendizagem é um processo de modelagem onde vários comportamentos são condicionados e posteriormente extintos comportamento aprendido não é extinto, mas sim integrado ao posterior.

Como resultado por exemplo na aprendizagem da escrita, a criança aprende a desenhar algo semelhante a um círculo, para posteriormente “puxar a perninha” e escrever um “a”.

Comportamento

Ao contrário a análise do comportamento ou comportamentalismo não afirma que a criança que aprende a desenhar o circulo “desaprenda” a faze-lo no futuro, o processo da Modelagem é “conduzir” produzir novos comportamentos, Assim reforçando aquele mais próximo ao desejado como escrever a letra “a” a partir do circulo inicial (o chamado comportamento base).

Henri Wallon apesar disso integrada a outros comportamentos ou, para usar um termo mais adequado à teoria walloniana, seja como for integrado a outras aprendizagens.

Questões de Concursos sobre diversos temas, clique aqui

lfabetização e Letramento é um dos conteúdos solicitados o mais importante no concurso de pedagogia.

Ou seja preparamos este conteúdo especialmente para você. Confira atentamente as próximas linhas para aprender dicas importantes de como estudar para um concurso de pedagogia.

Entenda a área de concurso pedagógico e acima de tudo trace seu objetivo

Acima de tudo de se preparar e estudar para um concurso de pedagogia é conhecer a área de concurso em questão.

Enquanto isso será necessário precisar estudar e se possível comece os estudos antecipadamente

Depois de analisar as possibilidades de concurso e escolher em qual vai se inscrever é hora de dar o próximo passo. Da mesma forma descobrir o que você vai precisar estudar na sua preparação para um concurso de pedagogia.

Dessa forma temos um arsenal para a preparação e estudos para o concurso de pedagogia e aqui temos 35.000 questões.

3 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *