Questões sobre Vygotsky

Questões de Concursos sobre Vygotsky

Questões de concursos retirada das principais Bancas Examinadoras:

CESPE, FCC, VUNESP, FUNRIO, EXATUS, IF, CETRO, CESGRANRIO, IFC, CEPERJ, CONSULPLAN, FUNIVERSA, IDECAN, UFMA, FEPESE, FGV, IESES, FUNCAB, CISCOPAR, AOCP, COPERVE, ACEP, SHDIAS, BIORIO, IMPARH, IPAD

O psicólogo bielo-russo Lev Vygotsky (1896-1934) morreu há mais de 70 anos, mas sua obra está em pleno processo de descoberta e debate em vários pontos do mundo, incluindo o Brasil. “Ele foi um pensador complexo e tocou em muitos pontos nevrálgicos da pedagogia contemporânea”.

A parte mais conhecida da extensa obra produzida em seu curto tempo de vida converge para o tema da criação da cultura. Aos educadores interessa em particular os estudos sobre desenvolvimento intelectual. Ele atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

Os estudos sobre aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói homem”, escreveu o psicólogo.

Apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos. Os processos psicológicos mais complexos – ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais – só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado.

Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento. “Uma criança nasce com as condições biológicas de falar, mas só desenvolverá a fala se aprender com os mais velhos da comunidade”

Outro conceito-chave era é a mediação. Segundo a teoria vygotskiana, toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos – como, por exemplo, as ferramentas agrícolas, que transformam a natureza – e da linguagem – que traz consigo conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.

 

 

Veja também:

Livro sobre Lev S. Vygotsky
O desenvolvimento mental da criança
Livro – “Aprender a aprender”
Vygotsky no Wikipedia
Vygotsky na Nova Escola

pinit fg en rect red 28 - Questões sobre Vygotsky

2 comments

Por favor, deixe aqui o seu comentário