Prova de Assistente de Organização Infantil – Prefeitura de Fortaleza

Prova de Assistente de Educação Infantil - Prefeitura de Fortaleza

3a63c96bf8160420d2f202647c2e83e35dcdded2 - Prova de Assistente de Organização Infantil - Prefeitura de FortalezaProva de Assistente de Organização Infantil

 

11. Segundo RESOLUÇÃO CNE/CEB n 05/2009, as propostas pedagógicas da Educação Infantil deverão considerar que a criança:

(A) é sujeito histórico e de direitos.

(B) é passível de proteção apenas do Estado.

(C) é egocêntrica e precisa de socialização.

(D) é menor de idade até os 17 anos.

 

12. Considerando a RESOLUÇÃO CNE/CEB n? 05/2009, assinale a alternativa correta sobre a Educação Infantil.

(A) É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública e de qualidade, mediante processo seletivo.

(B) As crianças que completam 6 anos após o dia 31 de março devem ser matriculadas no Ensino Fundamental.

(C) As vagas em pré-escolas devem ser oferecidas num raio de 20 quilômetros das residências das crianças.

(D) A frequência da criança na Educação Infantil não é pré-requisito para a matrícula no Ensino Fundamental.

 

13. Marque a opção que contém os princípios a serem respeitados pelas propostas pedagógicas de Educação Infantil.

(A) Apolíticos, Diretivos e Didáticos.

(B) Éticos, Políticos e Estéticos.

(C) Pedagógicos e Sócio-históricos.

(D) Estéticos, Étnicos e Inclusivos.

 

Receba muitas provas igual a esta deixe o DDD + número

 

14. Sabendo da garantia da autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de O a 5 anos de idade, assinale a alternativa correta sobre as propostas pedagógicas para os povos indígenas que optarem pela Educação Infantil.

(A) Devem proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo.

(B) Devem reafirmar os costumes da cultura dominante na região, como elementos de inclusão das crianças indígenas na sociedade moderna.

(C) Devem oferecer a educação tradicional e os valores das famílias brasileiras e articularem-se as práticas de educação e cuidado vigentes.

(D) Adequar calendário, agrupamentos etários e organização de tempos, atividades e ambientes de modo a padronizar a Rede de Ensino Municipal.

 

15. Considera-se criança, para os efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n 8.069/1990 – ECA):

(A) a pessoa até seis anos de idade incompletos.

(B) a pessoa até sete anos de idade incompletos.

(C) a pessoa até onze anos de idade incompletos.

(D) a pessoa até doze anos de idade incompletos.

 

16. No Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n 8.069/1990 – ECA), o direito à liberdade da criança compreende os seguintes aspectos, com EXCEÇÃO de:

(A) buscar refúgio, auxílio e orientação.

(B) refutar opiniões contrárias as suas.

(C) brincar, praticar esportes e divertir-se.

(D) participar da vida política, na forma da lei.

 

17. Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n 8.069/1990 – ECA), a criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho, assegurando-lhes:

(A) igualdade de condições; ser respeitado por seus educadores; direito de contestar critérios avaliativos; direito de organização e participação em entidades estudantis; acesso à escola pública e gratuita.

(B) acesso aos níveis mais elevados de ensino, conforme progresso individual; participação em eventos culturais e político-partidários; acesso ao plano financeiro da escola pública e gratuita.

(C) prioridade de acesso, segundo o nível socioeconómico, à escola pública e gratuita; manifestação de sua cultura familiar e circunvizinha no ambiente escolar; trabalho no contraturno da escola.

(D) respeito a sua cultura, escolha sexual e religiosa; representatividade nos currículos e programas educacionais; participação no núcleo gestor e na tomada de decisões em sua escola e comunidade.

 

18. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade:

(A) o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos cognitivo, emocional, intelectual e étnico-racial, complementando a ação da família e da comunidade.

(B) o desenvolvimento integral da criança de até 6 (seis) anos, em seus aspectos estético, filosófico, étnico e moral, complementando a ação da família e da comunidade.

(C) o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

(D) o desenvolvimento integral da criança de até 4 (quatro) anos, em seus aspectos integral, afetivo, intelectual e cultural, complementando a ação da família e da comunidade.

 

19. Segundo a LDB (Lei n 9.394/1996), a Educação Infantil será oferecida em:

(A) creches e pré-escolas.

(B) escola regular.

(C) jardins de infância.

(D) escolas comunitárias.

 

20. Assinale as alternativas conforme sua veracidade (V) ou falsidade (F).

(_) Na Educação Infantil a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao Ensino Fundamental.

(_) A avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, tem o objetivo de promoção, quando para o acesso ao Ensino Fundamental.

(_) A carga horária mínima anual é de 1600 (mil e seiscentas) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional.

(_) O atendimento à criança é de, no mínimo, 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial e de 7 (sete) horas para a jornada integral.

(_) O controle de frequência pela instituição de educação pré-escolar exige a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

(A) V, F, F, V, V.

(B) F, V, V, F, F.

(C) V, F, V, F, V.

(D) F, V, F, V, F.

 

Estude por Vídeos Questões de Concursos do Pedagogia Concursos, clique aqui

21. Jean Piaget estudou como nasce o conhecimento abstrato e como é gerado o conhecimento lógico mental. Seu projeto de estudo é denominado epistemologia genética, o autor utiliza os termos para definir:

(A) o estudo das bases inatas do conhecimento humano.

(B) o estudo do comportamento adquirido para o conhecimento.

(C) o estudo dos fatores hereditários no desenvolvimento humano.

(D) o estudo da origem do conhecimento científico no homem.

 

22. “Piaget propõe que o conhecimento é construído na relação do homem com os objetos, não estando pronto nem no sujeito (na carga genética), nem no meio (no objeto)” (Coleção PROINFANTIL, 2005). Por isso, sua teoria também é mais conhecida como:

(A) Sociointeracionismo.

(B) Ambientalismo.

(C) Construtivismo.

(D) Geneticismo.

 

23. “Pesquisando como a criança conhece o mundo e desenvolve-se, Piaget pretendia compreender como ela chega a pensar de modo adulto, lógico e racional. Nesse processo, investigou o desenvolvimento intelectual humano (o desenvolvimento da inteligência), dividindo-o em quatro grandes períodos” (Coleção PROINFANTIL, 2005).

Marque a alternativa que elenca esses períodos.

(A) Psicomotor, afetivo-expressivo, egocêntrico e representativo-abstrato.

(B) Sensório-motor, pré-operatório, operações concretas e operações formais.

(C) Intuitivo, expansivo, introspectivo e pensamento concreto.

(D) Lactante, motricional, representativo e reflexivo.

 

24. Acompanhe a situação:

Maria e Joana têm a mesma idade e não sabem ainda amarrar os seus próprios tênis sozinhas. Mas, com ajuda de um adulto dando algumas dicas, Maria rapidamente consegue amarrar, enquanto Joana, não. Depois, Maria, que foi capaz de finalizar a tarefa com ajuda, provavelmente irá realizá-la sozinha.

Segundo, Vygotsky é preciso atentar não só para o que a criança realiza sozinha, mas para o que faz com ajuda ou acompanhamento de alguém mais competente naquela tarefa.

Para o autor, a aprendizagem acontece justamente na distância entre o que a criança já sabe e aquilo que é capaz de fazer com ajuda. Por isso, a aprendizagem acontece na:

(A) zona de desenvolvimento proximal.

(B) zona de desenvolvimento potencial.

(C) zona de desenvolvimento realizado.

(D) zona de desenvolvimento atitudinal.

 

25. Para os professores, o grande valor dos conceitos de Vygotsky está nas interações sociais. Por isso, é importante:

(A) o trabalho em subgrupos na escola, as conversas em que se compartilham experiências, em que cada um expressa suas conquistas para o outro, contribuindo com o processo de desenvolvimento do amigo.

(B) a aplicação de provas e instrumentos avaliativos que atestem o nível de desenvolvimento de cada criança para agrupá-las de acordo com seus saberes, de modo a nivelar as turmas de modo homogêneo.

(C) determinar o nível de desenvolvimento real dos alunos, para a elaboração de conteúdos e atividades que contemplem aspectos culturais e sociais aos quais os alunos já tiveram acesso.

(D) as atividades em grupo, desde que cada criança faça sua parte, sem sobrecarregar os amigos, que o tempo de trabalho não seja desperdiçado em conversas paralelas e outras trocas entre os alunos.

 

26. Wallon acreditava que o ser humano é organicamente social. Cada sujeito humano constitui sua identidade e seu conhecimento nos relacionamentos sociais. Wallon propôs três centros que se entrelaçam diferentemente ao longo do desenvolvimento da criança:

(A) o biológico, o inato e a organização interna.

(B) a cultura, a diversidade e a historicidade.

(C) a afetividade, a motricidade e a cognição.

(D) a organicidade, a sexualidade e a inteligência.

 

27. A organização dos espaços e dos materiais se constitui em um instrumento fundamental para a prática educativa com crianças pequenas. Isso implica que:

(A) a sala da Educação Infantil deve ser um ambiente limpo e esterilizado, livre de distrações externas e planejado arquitetonicamente para fins educacionais, sendo desaconselhável a utilização de espaços externos.

(B) para cada trabalho realizado com as crianças, deve-se planejar a forma mais adequada de organizar o mobiliário dentro da sala, assim como introduzir materiais específicos para a montagem de ambientes novos, ligados aos projetos em curso.

(C) a cada ano, os professores devem renovar as paredes das salas com personagens decorativos e de interesse para as crianças, criando um elo com a cultura e as mídias as quais as crianças estão envolvidas em seu cotidiano.

(D) a sala deve ser planejada de modo a permitir a manutenção das atividades de rotina, como higiene, alimentação e as atividades pedagógicas diárias, contendo um mobiliário fixo de mesas e cadeiras, um banheiro com lavatório e um refeitório.

 

28. Considere a seguinte afirmação:

A estruturação do espaço, a forma como os materiais estão organizados, a qualidade e adequação dos mesmos são elementos essenciais de um projeto educativo. Espaço físico, materiais, brinquedos, instrumentos sonoros e mobiliários não devem ser vistos como elementos passivos, mas como componentes ativos do processo educacional que refletem a concepção de educação assumida pela instituição (BRASIL, 1998, p. 68).

Assinale a alternativa correta sobre os materiais e sua organização na Educação Infantil.

(A) Sem o material adequado, as práticas educativas serão comprometidas pela falta de materiais específicos para cada atividade planejada pelos professores.

(B) Cada material tem uma função única e previamente determinada na estruturação dos espaços, de acordo com o projeto pedagógico da escola de Educação Infantil.

(C) Devem ser priorizados os materiais de cunho pedagógico, como jogos com letras e números, memória, quebra-cabeças e materiais de atividades psicomotoras.

(D) A melhoria da ação educativa não depende exclusivamente da existência destes objetos, mas está condicionada ao uso que fazem deles os professores junto às crianças.

 

30. Sobre a função da escola e do(a) professor(a) da Educação Infantil, marque a opção correta.

(A) Garantir o bem-estar e promover o crescimento, o desenvolvimento e as aprendizagens das crianças sob a sua responsabilidade.

(B) Garantir todos os direitos básicos da criança sob sua guarda, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

(C) Garantir as condições máximas para a aprendizagem dos conhecimentos construídos pela humanidade, de acordo com as capacidades de cada criança.

(D) Garantir acesso às condições de manutenção do bem-estar físico, mental e social das crianças regularmente matriculadas na instituição escolar.

 

31. Segundo a RESOLUÇÃO CME 002/2010, estão sujeitas a orientação, acompanhamento, supervisão, fiscalização e avaliação do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza (CME):

(A) as instituições de Educação Infantil públicas e privadas, em funcionamento no município de Fortaleza.

(B) as instituições de Educação Infantil, em funcionamento no município de Fortaleza e Região Metropolitana.

(C) somente as instituições de Educação Infantil públicas, em funcionamento no município de Fortaleza.

(D) as instituições de Educação Infantil públicas e privadas, em funcionamento em todo o Estado do Ceará.

 

32. Segundo a Resolução CME n 010/2013, as instituições de Educação Infantil da rede municipal de ensino oportunizarão atendimento em estimulação precoce para as crianças de zero a três anos, público participante da Educação Especial. Entende- se por estimulação precoce:

(A) um conjunto dinâmico de atividades, de recursos humanos e ambientais incentivadores, destinados a proporcionar à criança pequena estimulação ambiental para que possa desenvolver habilidades antes do previsto para a idade em que se encontra.

(B) um conjunto dinâmico de atividades, de recursos humanos e ambientais incentivadores, destinados a proporcionar à criança pequena experiências significativas para que possa alcançar pleno desenvolvimento no seu processo evolutivo.

(C) um conjunto dinâmico de atividades, de recursos humanos e ambientais incentivadores, destinados a proporcionar à criança com deficiência o alcance das mesmas habilidades e competências demonstradas pelas crianças sem comprometimento.

(D) um conjunto dinâmico de atividades, de recursos humanos e ambientais incentivadores, destinados a proporcionar à criança de altas habilidades uma educação diferenciada e direcionada a consecução de metas intelectuais acima da média.

 

33. Para atuar na sala de atendimento educacional especializado, o professor deve, além da habilitação para a docência, ter formação:

(A) em Método Braille, LIBRAS e recursos educacionais especiais, com 400 horas.

(B) em licenciatura de Pedagogia ou modalidade normal, com 1800 horas.

(C) em curso de Educação Especial/Inclusiva, com no mínimo 180 horas.

(D) em formação de recursos audiovisuais e primeiros socorros, com 240 horas.

 

34. Segundo Dalila Jucá (PMF, 2016), “Quando a criança ingressa na instituição de Educação Infantil já aprendeu com a família a fazer escolhas e a experimentar sentimentos, passos essenciais à construção de sua identidade e à formação de sua personalidade”. Nesse sentido, a instituição de ensino deve:

(A) consultar a família sobre seus valores e crenças para não ir de encontro a sua cultura e suas tradições.

(B) ensinar novos valores, comuns e mais adequados a vivência em ambiente extrafamiliar.

(C) contrapor os valores escolares e familiares, criando novos costumes e regras para as crianças.

(D) considerar a realidade de cada comunidade escolar e buscar a participação efetiva da família.

 

35. A Proposta Curricular para a Educação Infantil de Fortaleza (2016) destaca a importância de que as instituições de Educação Infantil estejam atentas aos direitos de aprendizagem da criança, consideradas como centro do planejamento curricular em que sejam contempladas e acolhidas as suas falas, seus desejos e necessidades, curiosidades e encantos, suas escolhas e iniciativas, suas singularidades e suas formas de expressar e de conhecer o mundo físico e social, (p. 61)

Essa compreensão significa uma concepção de currículo da Educação Infantil em que:

(A) há prescrição de uma grade curricular, com as áreas do conhecimento que serão trabalhadas, os conteúdos de

cada área, e em que ano ou série.

(B) não se tratam os conhecimentos de forma fragmentada, oportunizando, através da integração das experiências propostas, situações concretas nas quais todas as crianças possam vivenciar suas múltiplas linguagens.

(C) há definição de diferentes aspectos como conteúdos selecionados, metodologia condizente à teoria adotada e, finalmente, forma de avaliação do processo avaliativo.

(D) não há uma proposta estruturada e cada unidade escolar desenvolverá um currículo de acordo com a comunidade em que está inserida.

36. Boa parte do dia, as crianças passam na instituição de Educação Infantil, então, é importante torná-la um ambiente mais agradável e saudável para as crianças. Por isso, os objetos utilizados pelas crianças merecem cuidado especial, sendo higienizados com frequência. Assinale a opção correta.

(A) Brinquedos e objetos de pano devem ser lavados periodicamente e os de pelúcia devem ser evitados, assim como tapetes e cortinas, pois podem causar alergias.

(B) Brinquedos devem ser evitados, pois o constante manuseio pelas crianças pode acarretar a transmissão de doenças entre as próprias crianças.

(C) As crianças devem trazer de casa seus próprios brinquedos já higienizados, já que a escola não pode se responsabilizar pela limpeza dos brinquedos.

(D) Ambientes fechados, sem ventilação, evitam a proliferação da poeira e de microrganismos, o que pode evitar a constante higienização dos brinquedos.

 

37. Acidentes com crianças representam números significativos nas estatísticas de mortalidade infantil. Muitos acidentes ocorrem dentro de casa ou no local onde a criança permanece a maior parte do tempo. Portanto, é necessário que o(a) professor(a) de Educação Infantil:

(A) seja também um profissional da saúde, apto a realizar pequenos procedimentos.

(B) tenha um curso de aperfeiçoamento em primeiros socorros, de no mínimo 180 horas.

(C) nunca perca as crianças de vista, antecipando qualquer acidente em sua sala de aula.

(D) conheça as formas de prevenir esses acidentes e saiba como agir em situações imprevistas.

 

38. Considere o seguinte trecho:

“A faixa etária de O a 6 meses representa um período de intensa transformação na criança. Aparecem os primeiros movimentos do corpo, das mãos, dos olhos e surge a intencionalidade do gesto da criança, com o seu deslocamento no espaço. (…)  Para prevenir esses acidentes, devemos levar em consideração alguns cuidados com o ambiente e com as Atividades pedagógicas, de recreação, alimentação e higiene desenvolvidas na instituição de Educação Infantil” (BRASIL, 2006, p. 23).

Os itens a seguir apresentam corretamente alguns desses

cuidados, com EXCEÇÃO de qual?

(A) Não usar plásticos, cobertas pesadas, travesseiros ou brinquedos que podem levar à sufocação no berço.

(B) Verificar a temperatura da água do banho e da mamadeira antes de oferecer à criança.

(C) Não deixar as crianças sozinhas quando estão se alimentando, a menos que já saibam segurar a mamadeira.

(D) Oferecer à criança apenas objetos e brinquedos maiores e resistentes, que não possam ser engolidos.

 

39. Na instituição que atende à criança pequena, os(as) professores(as) e funcionários devem conhecer os sinais das doenças para proceder de forma correta e discutir coletivamente, lembrando que as mães, pais e familiares devem tomar as decisões e proceder aos encaminhamentos que se fizerem necessários para resolver o problema. Mesmo assim:

(A) os professores podem indicar o uso de alguns produtos e receitas para minimizar o problema.

(B) a decisão sobre o uso de medicamentos é de competência dos profissionais de saúde.

(C) os pais podem decidir sobre o uso de medicamentos, caso não tenham acesso ao posto de saúde.

(D) a escola deve assumir o tratamento da criança em caso de pais ausentes ou negligentes.

 

40. No cuidado com a criança, algumas situações de risco merecem um acompanhamento de toda uma rede de cuidados que vão além do profissional da educação, como médico, assistente social e programas de suporte e apoio para as famílias em situação de vulnerabilidade.

Assinale a opção correta.

(A) Os(as) professores(as) não têm como papel profissional encaminhar as crianças ao Posto de Saúde, quando situações de risco à saúde estiverem presentes.

(B) Os(as) professores(as) têm um papel fundamental e devem encaminhar as crianças ao Posto de Saúde, quando situações de risco à saúde estiverem presentes.

(C) Os(as) professores(as) devem se abster do envolvimento em questões familiares, mesmo quando situações de risco à saúde estiverem presentes.

(D) Os(as) professores(as) devem primeiro denunciar os pais ao Conselho Tutelar, quando identificam situações de risco que comprometam à saúde da criança.

 

GABARITO

11121314151617181920
ADBADBAcAA
2122232425262728293031323334353637383940
DcBAAcBDDAABcDBADcBB

 


icon signature - Prova de Assistente de Organização Infantil - Prefeitura de Fortaleza
Sent with Mailtrack

pinit fg en rect red 28 - Prova de Assistente de Organização Infantil - Prefeitura de Fortaleza

One comment

Por favor, deixe aqui o seu comentário