O Sucesso nas Provas e nos Exames

Como ir bem nas provas e nos Exames

Você está estudando para prestar uma avaliação, que constará de provas as quais deverá submeter-se. O sucesso é sua meta. Ele se traduzirá em uma aprovação que lhe permitirá classificar-se bem, garantindo uma boa nota.

Pois bem esse sucesso, não é resultado do acaso ou de um esforço isolado e de última hora, mas uma conquista realizada no esforço de cada dia, desde que você se decidiu a estudar e a prestar as provas respectivas.

Isso significa que o resultado final das provas, em condições normais, está diretamente relacionado com o esforço despendido por você no seu estudo e com a eficácia atingida nessa atividade. A preparação para provas e exames não deve ser feita através de “virada” de última hora, varando madrugadas em esforço febril, mas antes através de um estudo consciente e continuado, distribuído racionalmente pelo tempo disponível. Observe, portanto, as seguintes normas de ação:

 

1. Prepara-se tranquila e conscientemente para a avaliação.

Escolha e certifique-se das provas que deve prestar, inclusive de como serão organizadas e propostas; selecione os livros por onde vai estudar; avalie o tempo disponível e faça a sua distribuição racional; inicie imediatamente o seu estudo e não interrompa sua preparação até o dia da prova.

 

2. Seja persistente!

Estude com técnica, com interesse e com paciência. O bom resultado final é uma consequência natural de sua boa preparação: estude como lhe foi ensinado, adaptando os ensinamentos às suas condições pessoais. Trabalhe com persistência, mas também, com calma.

Não se afobe !!!

 

3. Uma preparação intensiva próxima da avaliação é útil.

Às vésperas das provas os programas de todas as disciplinas já devem ter sido suficientemente estudados e aprendidos. Reserve essa etapa final para as revisões e a realização de exercícios especiais. Procure, agora memorizar conceitos, regras e dados significativos. Você vai precisar tê-los presentes na hora de responder às questões propostas nas provas.

Conserve a tranquilidade de espírito, a vontade e a fé.

Aprovação no concurso 977x1024 286x300 - O Sucesso nas Provas e nos Exames

 

4. Faça a sua revisão tecnicamente.

No período de revisão você não estudará tudo de novo. Não há tempo para isso e nem é necessário.

Faça a revisão lendo nos textos as partes sublinhadas e as anotações feitas. Complete este trabalho estudando pelos resumos, esquemas e fichas que você preparou durante o estudo.

 

5. Encare a prova com calma, otimismo, coragem e fé.

Nada de ansiedade, ela provoca tensão e diminui suas possibilidades de sucesso. Nada de negligência, desânimo e desatenção.

Qualquer dessas atitudes negativas pode comprometer as suas pretensões. Concentre-se, esteja atento a tudo e seja bem cuidadoso na resolução das questões propostas pelos examinadores. Ouça atentamente qualquer instrução que seja dado e leia toda as instruções com atenção constante da prova antes escrever qualquer resposta.

 

6. Leia a prova como um todo.

Leia ” em diagonal “, como você praticou durante o seu estudo. Avalie as questões. Veja as que você conhece bem, as que conhece regularmente e as que parecem ser difíceis. Não se afobe, em hipótese alguma, mesmo que o número de questões julgadas “difíceis” seja grande. No momento de resolvê-las, a dificuldade desaparece.

 

7. Inicie a resolução pelas questões do primeiro grupo (mais fáceis); passe para as do segundo grupo (dificuldade média); e só então resolva as do terceiro grupo (difíceis).

Trabalhe sem perder tempo, mas sem pressa demasiada. Diz a sabedoria popular que a pressa é inimiga da perfeição. Trabalhe atentamente e seja preciso nas suas respostas. Você verá ao final que as questões “difíceis” eram mais simples do que aparentavam.

 

8. Nas questões objetivas não responda ao acaso.

Raciocine e conclua sobre a resposta certa. Conte com seus conhecimentos e com a sua capacidade de raciocinar. Se a “sorte” valesse, você ganharia na Loteria Esportiva toda semana. Mas não ganhou, não é? Então trate de refletir, responder com firmeza e assegurar o bom resultado de que você precisa! Se houver questões longas e discursivas, redação, dissertação, resolução de problemas ou provas de uma propriedade matemática, faça antes um plano de rascunho, aprimore-o e só então as elabore em definitivo. Faça um bom esquema. Critique e o aperfeiçoe. Depois disso desenvolva o seu trabalho. Pense para escrever bem! Cuidado com a ORTOGRAFIA!!!!Cuidado com os Cálculos e/ou as transformações matemáticas!!!! Cuidado com a apresentação do seu trabalho!!!!

 

 

9.Aproveite bem todo o tempo que lhe foi concedido.

Mesmo que a prova tenha sido fácil e esteja concluída, não a entregue antes de o tempo esgotar-se. Aproveite os momentos que lhe restam e releia o seu trabalho. Quem sabe há um “cochilo” a corrigir? Ou algo a melhorar?

Aperfeiçoe o seu trabalho, entregue-o quando o tempo concedido estiver esgotado e tenha a certeza de ter feito o melhor para conseguir um resultado favorável!

pinit fg en rect red 28 - O Sucesso nas Provas e nos Exames

Por favor, deixe aqui o seu comentário