Dicas de como se organizar para os estudos

DICAS DE COMO ORGANIZAR PARA OS ESTUDOS

 

 

Cronograma

Manter um cronograma é o básico para o estudante.

Metas Diárias

Metas diárias de estudo ajuda a se motivar.

Local Organizado

Ter um local organizado facilita o estudo.

Conteúdo Organizado

Além do material é necessário um conteúdo organizado.

Atividades Organizadas

Ter as suas atividades organizadas também é necessário.

Dia de se organizar

Para manter a sua organização é necessário um dia especifico para organizar tudo.

 

 

6 Dicas de Organizar para Estudar - Dicas de como se organizar para os estudos

Como montar meu plano de estudos? Devo estudar várias matérias por dia?

Na maioria dos casos, vemos os candidatos fazerem dois planos de estudos: o primeiro quando não há edital na praça, estudando aquelas matérias que são comuns aos concursos na área foco e um plano de estudo pós edital, baseado no conteúdo que será cobrado nas provas.

No primeiro, é comum dedicar o tempo de estudo a mais de uma matéria (não mais que três), intercalando com exercícios para a fixação do conteúdo estudado.

Já no plano pós edital vemos casos de pessoas que preferem se dedicar apenas a exercícios, misturando, em um dia, todo o conteúdo estudado. Mas nesse caso, é preciso que a preparação antes do edital tenha sido eficaz e eficiente.

Há, também, casos de pessoas que apenas atualizam o plano com as matérias do conteúdo programático e continuam no esquema de estudar mais de uma matéria por dia. Se houver dificuldades para isso, peça ajuda a um professor ou a quem já passou pela experiência de estudar para concursos.

Se eu estudar para concurso com dedicação, Serei aprovado em quanto tempo?

Um dos segredos para a aprovação é força de vontade, persistência e paciência. Assim como tudo na vida, não dá pra desistir no primeiro não. O tempo de aprovação em um concurso pode variar de pessoa pra pessoa, de concurso para concurso e da combinação desses dois fatores.

É comum, no primeiro concurso, a reprovação ou até ser aprovado mas não ficar dentro do número de vagas. Mas é preciso identificar os erros e fazer da experiência algo positivo para seguir em frente. Temos depoimentos de pessoas que passaram depois de apenas alguns meses de dedicação, outros demoraram anos. Independentemente de quanto tempo, se você se dedicar, certamente a aprovação/classificação virá.

Terei que abrir mão da minha vida social para ser aprovado?

Totalmente, não. Mas é fato que a abdicação faz parte da vida de quem quer estudar para concurso. Se possível, é sempre bom conciliar os estudos com momentos de lazer e bem-estar. Para quem ainda tem dúvidas de como estudar para concursos, essa questão é uma das mais complicadas, principalmente para aqueles que gostam de uma vida social intensa.

Contudo, saiba de uma coisa: vida de concurseiro é temporária, tem prazo de validade, ao qual quem vai determinar a data de vencimento é você, de acordo com sua dedicação e empenho. E quando você for aprovado/classificado, vai ter certeza que todo sacrifício valeu a pena!

 

Por favor, deixe um comentário e diga-me o que você pensa sobre essas dicas de estudo…

pinit fg en rect red 28 - Dicas de como se organizar para os estudos

Por favor, deixe aqui o seu comentário