Aprender a ler

Ler e Escrever na Escola

Resenha do Livro de Ana Teberosky em 5 Capítulos  – Aprender a ler – Educação Infantil – 

Livro de Ana Teberosky – Aprender a ler e a escrever – em 5 Capítulos

Capítulo 1 – A Língua Escrita

Entende-se a aprendizagem da língua escrita como um domínio linguístico progressivo – não meramente do código gráfico, nas situações situações e para as funções que cumpre socialmente.

Temos 4 níveis coexistentes:

  1. Nível Executivo insiste na posse do código tal, traduzir a mensagem do código escrito.
  2. Nível Funcional:  linguá escrita varia segundo o contexto.
  3. Nível Instrumental: usa-se o código quanto à forma textual e reside em buscar e registrar informações escritas.
  4. Nível Epistêmico: língua escrita como meio de atuação e transformador sobre o conhecimento, refere-se ao interpretar e avaliar

Capítulo 2 – O que é Ler ?

Revela que ao explorar um texto através da leitura, o leitor não precisa oralizar o texto para compreendê-lo, desloca os olhos em saltos percebendo fragmentos do texto, não lemos letra por letra e percebe globalmente um conjunto de elementos gráficos.

 

COLOMER e1492181504909 - Aprender a ler

Ler e Escrever na Escola

Capítulo 3 – O ensino e a aprendizagem da Leitura ?

A concepção utilizada atualmente considera a aprendizagem significativa. Nessa perspectiva, atividades orientadas a aprender a ler ajudam os alunos na compreensão do texto. Podem ser propostas:

  • resumir e sublinhar as idéias principais; ler e construir diagramas e esquemas; o professor oferecer modelos de compreensão; organizar atividades onde o texto apresente erros de diferentes níveis para que os alunos apontem as incoerências; empregar a discussão coletiva (com intervenções do professor);
  • auxiliar os alunos a reterem informações a partir de estratégias como antecipar, reler, repassar, etc. organizar produções de texto como recurso para a compreensão.

Capítulo 4 – O planejamento da Leitura na Escola ?

Estudos mais recentes e a apreensão dos processos de leitura e compreensão apontam a necessidade de que o ensino da leitura tenha sentido de prática social e cultural, onde os alunos possam ampliar seus conhecimentos comunicativos reais.

Trataremos de duas situações de leitura:

  1. A primeira que trata das tarefas escolares: a utilização da pedagogia de projeto pode ser uma boa opção pois tira o professor do centro e faz com que os alunos assumam papéis importantes. uma segunda que trata da leitura literária: pois destina-se a “apreciar o ato de expressão do autor, a desenvolver o imaginário pessoal a partir dessa apreciação e a permitir o reencontro da pessoa consigo mesma em sua interpretação”.
  2. Na escola existem espaços que podem e devem tornar-se um contexto real de leitura, pois educa a autonomia dos caminhos de acesso à informação – a biblioteca escolar, por exemplo. Nesse sentido, algumas ações são importantes: o conhecimento dos materiais disponíveis na biblioteca, exposição do acervo, a hora do conto, a prática de leitura para criação desse hábito, entre outras. Essencial é propagar sua existência de forma a chamar os alunos e outras pessoas para esse espaço, onde possam criar uma bagagem leitora através de diversos meios.

 

Capítulo 5 – A avaliação da Leitura.

Podemos considerar como critérios importantes na avaliação:

  1. Atitude emocional no momento da leitura;
  2. Buscar informações em um determinado texto;
  3. Solicitar que os alunos verbalizem suas ideias em relação ao texto;
  4. Verificar a velocidade da leitura e a leitura silenciosa;
  5. Explorar os conhecimentos prévios dos alunos com questões relacionadas ao texto;
  6. Solicitar que realizem sínteses, deem títulos a textos;
  7. Solicitar que apontem em um texto seus erros e incoerências (previamente preparado pelo professor);

O enfoque principal da avaliação é para que serve? Nesse sentido deve-se utilizá-la como instrumento tanto para o professor quanto para o aluno, na medida em que pode ir controlando seus avanços e onde necessita maior atenção para melhorar.

pinit fg en rect red 28 - Aprender a ler

Por favor, deixe aqui o seu comentário