Anísio Teixeira

Anísio Teixeira

Biografia

Anísio Teixeira nascido em 12 de julho de 1900, na Bahia,  foi um dos signatários do Manifesto da Escola Nova, divulgado em 1932, que defendia a universalização da escola pública, gratuita e sem vínculo com nenhuma religião.

Tal conceito foi trazido ao Brasil dos Estados Unidos, quando ele estudou na Universidade de Columbia e teve contato com a obra de John Dewey (1859-1952).

Anísio foi pioneiro na implantação de escolas públicas de todos os níveis e propunha que a rede deveria ser de tempo integral.

Projetos Educacionais

Defendia a municipalização do ensino e que as escolas se responsabilizassem pela promoção de cidadania e saúde.

Em 1951, assumiu a direção da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), agência federal de apoio à pesquisa.

Em 1952, tornou-se diretor do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). As pesquisas ganharam grande importância, tanto que seu nome passou a ser agregado ao da instituição.

Desde então, o campo da Educação Infantil vive um intenso processo de revisão de concepções sobre educação de crianças em espaços coletivos, e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças.

Em especial, têm se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças de até três anos em creches e como assegurar práticas junto às crianças de quatro e cinco anos que prevejam formas de garantir a continuidade no processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.

Sobre a educação promovia a escola pública gratuita e universal, e tornar o ensino algo prático, com o desenvolvimento de experiências práticas em sala de aula. Ele era  um grande defensor das idéias deweyanas  de que todo conhecimento autêntico vem da experiência, essa foi uma das bases do movimento da Escola Nova.

 

Na Escola Nova de Anísio Teixeira, as crianças participavam de oficinas de marcenaria, costura além de atividades físicas

Escola Nova Oficina 07
Escola Nova

Escola Nova_Oficina_05

Escola Nova_Oficina_04
Escola Nova_Oficina_03
Escola Nova_Oficina_02
Escola Nova_Oficina_01
Escola Nova - Empreendedor

Escola Nova

One comment

Por favor, deixe aqui o seu comentário